Pesquisar

Sobre o blog


V-Effekt ou efeito V (do alemão Verfremdungseffekt) é uma elaboração artística do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht. Pode ser traduzido como "efeito de estranhamento" ou "efeito de distanciamento" porém, há outras maneiras de se traduzir a palavra, como: "efeito de desilusão".
O efeito de estranhamento foi prática comum no teatro do início do século XX na Rússia e na Alemanha, principalmente entre os encenadores Erwin Piscator e Meierhold, assim como nas representações do agit-prop soviético. Este conceito se tornou conhecido mundialmente a partir dos trabalhos teóricos de Bertolt Brecht, seu objetivo é tornar claro ao espectador que ele está frente a uma obra de arte, de que a representação teatral é uma ilusão.

Nós admitimos que esse nome é meio esquisito, mas foi o mais original que nos surgiu e nos pareceu ser o mais legal. Apesar da maioria das pessoas não pronunciarem direito, é um nome marcante. E também quando você digita no google (quando consegue saber como se escreve) é uma das primeiras respostas.

O blog teve sua primeira postagem em 15 de setembro de 2009, uma terça-feira - naquela época era uma forma que dois adolescentes encontraram de aprofundarem seus conhecimentos sobre o mundo do cinema e dos musicais e de continuarem sua amizade com o fim do mund... ensino médio se aproximando. Com o tempo perceberam que a amizade estava acima de um bloguezinho e somente um deles continuou caminhando sozinho. Depois de tanto drama esse sozinho fez seu primeiro filme, ganhou dez Oscars e, milagrosamente, cinco Tonys. Aquele havia abandonado o outro sozinho, cinco anos antes, já havia conquistado seus vinte prêmios em todo o mundo.

Os dois trabalharam com as maiores estrelas de Hollywood e da Broadway, depois trabalharam com algumas da Brasdway (termo inventado por esse bloguezinho, Brasil + Broadway). Viraram grandes ícones da cultura pop e ganharam trilhões de dólares, mas, de repente, desapareceram da mente das pessoas. A triste história é que, no fim, ambos foram abduzidos por alienígenas malvados que fizeram com que as pessoas se esquecessem deles. Até hoje vivem reféns dos habitantes de marte e o sozinho de lá posta, quando consegue com muita dificuldade, alguma mensagem relacionada ao seu passado.
Essa é uma mensagem escrita em desespero para mostrar a crueldade dos ataques extraterrestres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário