Pesquisar

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A história da estória: O Homem de La Mancha


O Homem de La Mancha (Man of La Mancha) é um musical com roteiro de Dale Wasserman, letras de Joe Darion e música de Mitch Leigh. É uma adaptação da peça do próprio Wasserman de 1959 chamada 'I, Don Quixote', que, é claro, foi inspirada na obra-prima de Miguel de Cervantes, Don Quixote. 
A história se passa durante a Inquisição na Espanha na qual Miguel de Cervantes é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Ele é jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e é "julgado" pelos prisioneiros. Para se defender Cervantes conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de La Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo. Durante o "julgamento" Cervantes se transforma em Don Quixote, para poder fazer a sua defesa.


A produção original da Broadway aconteceu em 1965, teve 2.328 apresentações e ganhou cinco prêmios Tony, incluindo melhor musical. O musical já recebeu quatro revivals na Broadway, é um dos mais duradouros musicais de todos os tempos.
A música principal, The Impossible Dream, tornou-se um clássico e já teve inúmeras versões (sucesso na voz de Maria Bethânia - Sonho Impossível), assim como o musical que já foi montado até no Brasil. Paulo Pontes e Flávio Rangel traduziram o texto dirigido por Flávio Rangel. A adaptação para o português das canções foi feita por Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra. Estreou em 15 de agosto de 1972 no Teatro Municipal de Santo André, contando com a participação dos atores Paulo Autran, Bibi Ferreira e Dante Rui nos papéis de Dom Quixote, Dulcinéia e Sancho Pança, respectivamente. A seguir, peça passou a ser encenada no Teatro Anchieta, em São Paulo.




Em 15 de janeiro de 1973 foi inaugurado o Teatro Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro, com o musical O Homem de La Mancha,quando o personagem de Sancho Pança passou a ser interpretado pelo ator Grande Otelo, permanecendo oito meses em cartaz. Em 1974, O Homem de La Mancha fez temporada popular, de janeiro a março, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
Em 1972 estreou o filme baseado no musical dirigido por Arthur Hiller e com roteiro de Dale Wasserman. Estrelado por Peter O'Toole, Sophia Loren e Ian Richardson.






Fonte: wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário